segunda-feira, 9 de maio de 2011

MOBILIZAÇÃO PARA O TURISMO EM NANUQUE SURPREENDE CIRCUITO



O dia histórico era 05 de maio de 2011, uma quinta-feira. Nunca antes na história de Nanuque (parafraseando um destacado político brasileiro) houve uma mobilização tão grande para discutir o turismo local. Impulsionados pela diretoria-executiva da Associação dos Municípios do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, o povo nanuquense, se reuniu naquela noite para descobrir os possíveis caminhos e ações que podem alavancar a atividade turística no município. Estiveram presentes no encontro os representantes do executivo, do legislativo, empresários do setor de hotelaria, do setor de alimentação, grupos ligados a prática de atividades esportivas como ciclismo, canoagem, montanhismo, rapel e moto cross, além de artistas locais e representantes da comunidade escolar.

Conhecida por sua Geografia peculiar que contempla uma belíssima formação de montanhas, pedras, lagos e o majestoso Rio Mucuri, Nanuque também apresenta uma predisposição natural ao turismo de aventura. Esta afirmativa pode ser explicada devida as características naturais do território do município, que dispõe de elementos propícios para atividades que envolvem uma dose extra de adrenalina e, principalmente, pelo costume dos moradores de já praticarem estas atividades, digamos, “emocionantes”.  Somente este ano, já estão marcados quatro eventos de esportes radicais em Nanuque: um Enduro de Moto Cross; outro de ciclismo, uma etapa de um campeonato interestadual de canoagem e o Ecofritz, maior evento regional de montanhismo, realizado há 12 anos na Pedra do Fritz, principal atrativo turístico local.

Iesser Lauar, presidente do Circuito saiu empolgado de Nanuque e descreveu a sua percepção para o os rumos do turismo neste município: “ Estive em Nanuque algumas vezes e sempre imaginei que poderíamos explorar  turisticamente  esta localidade. Me surpreendi ao saber que a população local  já faz isto, mesmo que sem saber. O que queremos é fazer desta prática algo mais organizado e estruturado para atender ao grande público de nossa região, de nosso estado, do país e do mundo, uma vez que percebemos que a cidade recebe, esporadicamente , pessoas de todas as partes.”

O vice- presidente do Circuito, Sharles Fernandes também gostou do que viu: “ Foi uma reunião surpreendente, tanto em participação quanto em propósitos. As pessoas já sabem do potencial de seu município. Já praticam atividades de aventura e agora vão descobrir como ganhar dinheiro e gerar trabalho com isto através do turismo.”-salientou Sharles.  Bruno de Sá, que é o turismólogo e gestor do Circuito não esconde seu estado de contentamento com a mobilização vista em Nanuque. “ Para mim é uma questão de honra fazer acontecer ainda mais o turismo em Nanuque, desde que seja de forma equilibrada e sustentável. Parece que depois desta reunião isto vai ser mais fácil.”- contou Bruno.

Aos poucos a região se prepara para ser transformada num grande pólo turístico nacional. Entretanto, a transformação mais importante deve acontecer primeiramente na mentalidade da população. Saber dar valor àquilo que se tem de melhor, acreditar que é possível e trabalhar em parceria é a seqüência lógica para que as coisas aconteçam. O exemplo de Nanuque mostra que os dois primeiros passos já foram dados neste município. O restante, cabe novamente a sociedade empreender. Que outros municípios também sigam este bom modelo. Assim, quem sabe, de iniciativa em iniciativa as coisas vão criando arranjos, que podem se transformar em uma grata surpresa para todos que vivem no nordeste mineiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário