quarta-feira, 25 de maio de 2011

Circuito Turístico das Pedras Preciosas Anuncia Grandes Novidades Para a Região

TEÓFILO OTONI – O Circuito Turístico das Pedras Preciosas participou do 13º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. O encontro fez parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) e a Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur). Participam do encontro, os presidentes e gestores das 46 Associações dos Circuitos Turísticos Mineiros e ainda membros da Secretaria de Estado Extraordinário da Copa do Mundo (SECOPA). O objetivo da reunião entre presidentes e gestores foi o alinhamento de diretrizes a serem executadas nos próximos anos e a integração entre os membros associados. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, apresentou as principais ações da Setur nos primeiros quatro meses de governo e ainda as metas previstas para 2011.

Na oportunidade, o Circuito Turístico das Pedras Preciosas foi representado pelo gestor e turismólogo, Bruno de Sá, que destacou a importância dos circuitos para a política municipal de turismo.“Na ocasião, tive a oportunidade de solicitar pessoalmente ao secretário de Estado de Turismo, a questão da ordem de serviço do aeroporto. Ele nos prometeu que iria encaminhar a reivindicação para o governador Antonio Anastasia. Nós ainda discutimos com os Circuitos do Norte e Jequitinhonha sobre o decreto 45593 de 02 de maio 2011, onde foi criada a Agenda Social para as regiões dos vales Mucuri e Jequitinhonha. Fizemos uma reunião, onde identificamos quais seriam as propostas para encaminharmos para a SEDVAN, no intuito de que sejam feitas ações para o turismo nestas regiões. A primeira seria a mobilidade política das próprias pessoas, como apoio a elaboração de projetos para cada Circuito; apoio dos prefeitos para que façam a adesão formal aos Circuitos; estudos e diagnósticos com pesquisas de demanda turística real e potencial para os municípios da região. No eixo três nós temos ações de infra-estrutura como a atualização da sinalização turística das rodovias que dão acesso aos municípios, construção e melhoria dos terminais rodoviários e finalização do Pro-Acesso. No eixo quatro priorizamos inovações e criações de produtos turísticos, onde iremos pedir a capacitação específica para cada Circuito. Outro eixo que priorizamos foi a promoção e comercialização, como apoio na participação de eventos comercialização dos roteiros turísticos das regiões”, afirmou Bruno.

Turismo durante a Copa do Mundo- Durante o encontro, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, fez uma apresentação da “Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”. Na oportunidade, o secretário falou sobre as ações do Governo de Minas para a Copa do Mundo sediada no Brasil e sobre possibilidades para os municípios mineiros. Bruno de Sá ressaltou: “Essa foi uma questão discutida no encontro, com a presença do secretário de Estado de Turismo e o secretário extraordinário da Copa do Mundo. Eles lançaram um desafio para os circuitos mineiros. Vão escolher dentre os circuitos do Estado cinco roteiros que vão estar disponíveis para os turistas que visitarem Minas durante a Copa do Mundo. Primeiramente estes roteiros terão que ser diferenciados, e ainda deverão ter uma articulação para possibilitar o recebimento de turistas durante o evento. De prontidão nós nos candidatamos para ser um dos cinco roteiros oficiais desta Grande Gerais na Copa do Mundo. É claro, que temos algumas questões fundamentais, como a reforma do aeroporto de Teófilo Otoni, porém, acreditamos que temos um forte potencial para ganhar, pois temos um produto diferenciado que são as pedras preciosas, que chamam a atenção não só do Estado, como do país e do mundo inteiro. Iremos formular um roteiro desde a visitação nos garimpos, com a extração dos minerais, gemas brutas, passando pela casa da lapidação até o comércio e o artesanato mineral de Teófilo Otoni”, destacou Bruno de Sá.

Roteiros turísticos -O gestor Bruno de Sá também ressaltou a relevância da capacitação de presidentes e gestores dos circuitos. Bruno ainda lembrou que este ano, o Governo de Minas fez repasses diretos aos municípios para aplicação na atividade turística, por meio do ICMS Turístico. “Estamos trabalhando fortemente a criação dos roteiros turísticos na região. Pensando nisso, já estamos com o curso de Sistema de Gestão de Segurança oferecido pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura-ABETA. O curso é online e gratuito. Paralelamente estaremos oferecendo gratuitamente o curso de Condutor Local para Atrativos Naturais e Culturais. É um pacote de cursos, que mostra a nossa preocupação em fazer o turismo acontecer”.

Agenda do Circuito Turístico- Nas próximas semanas, membros do Circuito Turístico das Pedras Preciosas irão visitar o município de Ladainha, considerado uma pérola do turismo na região. Ladainha é um dos lugares com a maior reserva de Mata Atlântica do Estado. Durante o encontro serão discutidas questões como a transformação de parte da área do município em um parque florestal, que será o Parque Estadual do Mucuri.. Na seqüência a Diretoria do Circuito fará uma série de reuniões em alguns municípios do Vale do Jequitinhonha. Vão ser seis encontros:  Água Boa, Capelinha, Angelândia, Itamarandiba, Minas Novas e Jenipapo de Minas.


Cursos- O gestor Bruno de Sá ainda revelou que nas próximas semanas serão abertos novos cursos de capacitação em Teófilo Otoni, em parceria com o Sindicato do Comércio (Sindcomércio) e o Senac. “Já estão abertas vagas para o curso de garçom e camareira. São cursos extremamente importantes, sobretudo, o de garçom, porque identificamos que existe um déficit neste tipo de profissional na maior cidade do Vale do Mucuri. As inscrições podem ser feitas no Sindcomércio, localizado na Rua Epaminondas Otoni, 35, sala 208 das 9h às 17h. O curso será gratuito, porém a data para início vai ser decidida posteriormente quando fecharmos a demanda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário