segunda-feira, 2 de maio de 2011

TEÓFILO OTONI PODE GANHAR PRIMEIRO ROTEIRO DE ECOTURISMO




Que as pedras preciosas e semi-preciosas de Teófilo Otoni encantam turistas do mundo inteiro todos já sabem. Mas, o que muita gente ainda desconhece (incluindo os próprios moradores do município) é que há outras atrativos tão encantadores quanto as gemas extraídas da região. Prova disso, é que no último domingo, primeiro de maio, o Circuito Turístico das Pedras Preciosas, em parceria com a Associação Águias de Esportes Radicais estiveram na Lajinha, distrito de Teófilo Otoni, para o lançamento do projeto Expedições aos Caminhos Preciosos. Trata-se de uma avaliação prévia de pontos com potencial turístico para possível formatação de roteiros, a serem comercializados nos municípios associados ao Circuito. Neste dia, foram avaliados alguns pontos desta comunidade rural como a Pedra da Lajinha, um imponente paredão rochoso com cerca de 700 metros de altitude e vista espetacular de seu cume. Primeiramente, o grupo, que era  formado por empresários, comerciantes, funcionários públicos, estudantes e profissionais liberais fizeram a subida na Pedra  para verificação da acessibilidade do trajeto, constatação do nível de dificuldade para futuros visitantes e observação da beleza cênica local. Em seguida, fora averiguado também as condições dos empreendimentos do entorno para atendimento ao turista: restaurantes, floriculturas e comerciantes de plantas e adornos naturais. Segundo o presidente do Circuito, o Senhor Iesser Lauar  “a região da Lajinha há muito tempo já vem se destacando como um importante pólo de cultivo e comercialização de plantas ornamentais, com produção anual de 350 mil mudas, que já abastecem, inclusive, as regiões Nordeste e Sudeste do país. O que estamos querendo é diversificar ainda mais a fonte de renda dos moradores através da atividade turística.”  Já para Bruno de Sá, Turismólogo e Gestor do Circuito “ o roteiro está praticamente pronto para ser operado, bastando apenas pessoas com iniciativa para poder trabalhá-lo. A Pedra apresenta um nível de dificuldade médio de subida, mas, seu acesso está em ótimas condições; já a beleza da paisagem vista do seu topo é inigualável; as flores e as plantas da comunidade poderão ser os souvenires que os turistas levarão para as suas casas, o que incentivará ainda mais a agricultura familiar. O restante será completado com uma capacitação específica para quem irá atender diretamente os visitantes.” Àqueles que estiveram nesta primeira expedição também voltaram maravilhados com o lugar e disseram que vão recomendar o passeio para amigos e parentes que residem ou visitam a região. Esta aí mais uma ótima opção para os finais de semana em Teófilo Otoni. Esta aí também uma excelente oportunidade de negócio para quem consegue enxergar além das “pedras”.   

2 comentários:

  1. Excelente atitude, o ecoturismo. Infelizmente o aeroporto de TO está em desuso o que dificulta e divulgação do projeto e acesso à cidade.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se ainda está em uso. Sou do RJ,fiz gdes amizades por aí. Pretendo visitar,por favor envie retorno. Grata. Regina Angela Nogueira

    ResponderExcluir