segunda-feira, 25 de abril de 2011

Angelândia





Com 20 milhões de cova de café e uma produção média anual de 130 mil sacas, o município de Angelândia, situado no Alto do Vale do Jequitinhonha, é um dos maiores “Parques Cafeeiros do País”. No mês de julho, quando o frio do inverno recobre as intermináveis plantações, a cidade realiza a sua maior festividade em homenagem a este fruto que dá vida e movimento a economia local.   A Festa do Café, reúne em seus dias de realização visitantes de toda a região, além de parentes e amigos que vem para matar as saudades e se divertir nos diversos shows e demais atividades do evento.

Mas não é só através dos cafezais que Angelândia mostra a sua riqueza. A história do município também revela passagens importantes que marcaram para sempre a formação do nordeste mineiro. Em Alto dos Bois, região do povoado de Arrependido, distante a 10km do centro,  ainda é possível encontrar a fazenda de mesmo nome, que no Século XVIII  serviu de posto militar para dar proteção aos viajantes garimpeiros e fazendeiros dos índios que saqueavam a região, e, principalmente, para dar cobertura ao transporte de ouro proveniente de Minas Novas.

Alto dos Bois também marca o início da Estrada de Santa Clara, a primeira estrada de rodagem do Brasil, que foi planejada pelo estadista Teóphilo Benedicto Ottoni em meados do Século XIX,  com o propósito de ligar o estado de Minas ao mar do Sul da Bahia. A via funcionou durante muito tempo e passava por alguns dos atuais municípios desta região como Teófilo Otoni (antiga Philadélphia) e Nanuque (antigo Porto de Santa Clara), de onde as pessoas e  as mercadorias seguiam então de barco o curso do rio Mucuri até a sua foz, já em litoral baiano. Agora, para descobrir mais sobre tantas relíquias só mesmo vindo até aqui.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É UMA BOA IDÉIA FAZER PROPAGANDA DESSE LUGAR HISTÓRICO, MAS É NECESSÁRIO CUIDAR DO PATRIMONHO. PELO QUE CONHEÇO, ESSA REGIÃO ESTA ABANDONADA. APESAR DA VERBA RECEBIDA, POR SER RECONHECIDA COMO INSTÂNCIA TURISTICA. É LAMENTAVEL.

    ResponderExcluir