segunda-feira, 25 de abril de 2011

Itambacuri

A cidade franciscana de Itambacuri surgiu de um aldeamento para catequese dos índios, que nos idos de 1800 habitavam as terras do Vale do São Mateus. O Governo Imperial na época bucava liberar territórios para uma futura colonizão e por isso, acabou aproveitando a mão-de-obra dos nativos do lugar. Os Freis Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato foram os primeiros sacerdotes a chegarem nestas novas terras fazendo cumprir o propósito do Império. O resultado desta empreitada é que até  hoje o município carrega consigo os traços da fé e da religiosidade que marcaram o início de seu povoamento.

Itambacuri Século XXI: Do alto de uma colina, ergue-se majestoso o Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, destino certo de peregrinação de grupos de religiosos de todo o país, principalmente durante a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Anjos, realizada anualmente no dia dois de agosto. O local, que por si só já é abençoado pela comunidade freis que ali residem há mais de um século nem precisava ter um por do sol tão maravilhoso. Anexo ao Santuário também estão o Convento Franciscano, onde jovens de todas as partes se preparam para a vida eclesiástica  e o Museu Histórico Regional, espaço tranqüilo e agradável que vai despertando os sentidos do visitante a medida em que  retrata a vida desta comunidade.
 
Outra atração desta cidade de alma tão aprazível e generosa é o Museu da Casa de Cultura, localizado bem no centro de Itambacuri e decorado por vários ambientes, que simbolizam os costumes dos povos que tiveram influência na formação do município.





Nenhum comentário:

Postar um comentário