segunda-feira, 25 de abril de 2011

Padre Paraíso


A região onde está localizada Padre Paraíso é considerada a maior província gemológica do mundo, tamanha a quantidade e a variedade de gemas daqui extraídas. O município ganhou este nome em homenagem ao seu fundador, o Padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso, que chegou por estas terras na seguda metade do Século XIX, empenhado em catequizar os índios botocudos que haviam no local.

As pedras preciosas fazem pate do dia-a-dia de Padre Paraíso e influenciam de maneira edificante  os costumes, os modos, a arte, enfim, o modo de viver deste povo. O garimpeiro, atualmente figura em extinção por aqui, ajudou a formar o município, que até hoje concentra uma boa quantidade de minas para exploração.

Diz a “ ciência garimpeira”, que o local escolhido para fazer o túnel vem da experiência acumulada de gerações em gerações. Primeiro, estes aventureiros observam o “arroto” da terra, como a presença de cristais. Depois, cavam em busca da “linha”, como é conhecida a concentração de minerais propícia à formação dos cristais e que abriga o “caldeirão” onde então se escondem as pedras preciosas e, quem sabe, as desejadas águas-marinhas.

O turista que desejar conhecer de perto estas e outras técnicas de escavação, bem como as histórias e as lendas dos personagens marcantes desta atividade, basta procurar uma das agências de receptivo da região que organizam passeios de um dia para os garimpos. Nem é preciso dizer que para fazer este tipo de roteiro é preciso ter um espírito desbravador e um olhar especial para a natureza humana. Mas, se você quiser levar Padre Paraíso na memória (e na mala ) sem grandes expedições, então basta comprar um dos produtos típicos locais que são vendidos nas inúmeras banquinhas da Praça Águas Marinhas, localizada no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário