segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sucesso na Reunião do Circuito com o Comtur de Novo Cruzeiro-MG

Aconteceu no último dia 15 de abril de 2011, sexta-feira a primeira reunião da Diretoria Executiva do Circuito Turístico das Pedras Preciosas com o Conselho Municipal de Turismo-COMTUR de Novo Cruzeiro. Estiveram presentes no encontro os representantes do setor de hospedagem, alimentação, comércio, produtores rurais, artistas e  poder público, que puderam ouvir e emitir as suas opiniões a respeito do desenvolvimento da atividade turística neste município.

Na ocasião, o Circuito pode ser apresentado a comunidade local como região turística que é, sendo gerida pela instância de governança homônima, esta por sua vez uma importante catalisadora e articuladora das ações de fomento e desenvolvimento turístico na região do Mucuri e Jequitinhonha. Foram apresentados também os projetos e trabalhos empreendidos pelo Circuito até a atualidade, bem como as previsões futuras e os benefícios que Novo Cruzeiro já conquistou e ainda irá conquistar, desde que fez a adesão ao Circuito Turístico das Pedras Preciosas.

Fora destacado também o importante papel que os representantes dos setores ligados direta e indiretamente ao turismo devem ter no processo de desenvolvimento da atividade no município. Dentre as formas de atuação elencadas está justamente a presença  destes membros da comunidade no Conselho Municipal de Turismo, além da participação dos mesmos nos cursos de capacitação do setor; feiras e outros eventos de turismo que acontecem na região, no estado e no país.

Por fim, o Gestor do Circuito, Senhor Bruno de Sá solicitou aos presentes que fosse empreendido nos próximos meses um “produto turístico” para Novo Cruzeiro, a fim de que o Circuito possa promover e articular a comercialização  do município já como destino turístico. A comunidade então entendeu que este produto deveria ser criado em cima das vocações locais para a produção de cachaça, a rica história da Ferrovia Bahia-Minas e os atrativos naturais. Também ficou acertado que o município irá elaborar um folder turístico a ser distribuído nos principais mercados em que irá atuar e nos eventos em que o Circuito participa ao longo do ano. A proposta para a criação de um centro cultural e de informações turísticas na antiga Casa do agente da Bahia-Minas, assim como a escolha de um projeto prioritário para o turismo local encerraram a reunião, que foi considerada pelo vice-presidente do circuito Sr. Sharles Fernandes como “uma das melhores reuniões realizadas até hoje pela entidade e que teve adesão e participação em massa com propósitos  bem consistentes e definidos .”

Estas reuniões acontecem o ano inteiro com a presença da Diretoria do Circuito, dos representantes dos municípios associados e da comunidade receptora e, servem para incentivar a formação de uma rede sinérgica de colaboradores que juntos vão construindo as bases para a boa operacionalidade do turismo na região. A mobilização neste processo é de extrema importância,  já que constitui-se como o primeiro passo para o avanço do turismo local. Neste sentido, a Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas cumpre eximiamente o seu papel de entidade mais importante para o desenvolvimento turístico regional, uma vez que lança as sementes para o crescimento do turismo sustentável.


Um comentário:

  1. Parabéns Bruno, Novo Cruzeiro está contando sempre com seu empenho.Juntos iremos mostrar tudo de bom que nossa terra tem. Estamos quebrando paradgmas e Novo Cruzeiro está cada dia mais em evidência.
    Nilton Souza
    Coordenador do Departamento Municipal de Cultura.

    ResponderExcluir