segunda-feira, 25 de abril de 2011

Caraí





Situado na região dos garimpos, o município de Caraí está intimamente ligado ao maior destaque  deste Circuito, ou seja, as pedras preciosas. Até mesmo o seu povoamento começou em função da cobiça de exploradores da época que vieram tentar a sorte em terras ainda desconhecidas. Por volta de 1849, onde já se constatava a diminuição do ouro em diversos pontos do estado, dois destes  desbravadores, o senhor Joaquim e Vicente Coimbra ouviram falar das ricas matas desta região. Esperançosos por encontrar novas jazidas de ouro e lavras de pedras preciosas, organizaram então uma expedição com os filhos para seguir as margens do rio Gravatá e, posteriormente, as margens do rio Piauí até chegarem onde hoje está localizado o município. 

O tempo passou, mas até hoje ainda é possível encontrar os garimpeiros, que dia após dia continuam na expectativa de encontrar os minerais preciosos em uma das diversas minas da região. Conversando com alguns destes homens, chega-se a conclusão que apesar de considerarem o seu ofício um pouco árduo, eles não querem outra coisa para as suas vidas, pois, sabem que em nenhuma outra atividade poderão ter sentimentos tão prazerosos como são a esperança, a persistência e a vitória. Alguns garimpos recebem turistas do mundo inteiro interessados principalmente em fazer negócios diretamente na fonte, enquanto observam a extração das pedras e escutam os causos e as lendas que permeiam este universo.

Mas Caraí não é apenas garimpos. O artesanato daqui também é bastante rico e conta com nomes de reconhecimento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário