segunda-feira, 25 de abril de 2011

Itamarandiba








Atenção para a receita de Itamarandiba: Pegue um punhado de hospitalidade, acrescente história a gosto, junte tudo com doses extras de belo artesanato e finalize com uma pitada exuberante de natureza. Está pronto o município que vai fazer você ficar com água na boca. A metáfora desta introdução foi só pra informar que a culinária Itamarandibana é reconhecida com uma das mais ricas e variadas de toda Minas Gerais. Seus pratos tem origem no Período Colonial e vão desde os comuns  tropeiros da época até a suculenta costelinha de porco com angu; a canjiquinha ; o tradicional frango com quiabo, além de frutos do Cerrado como o pequi apreciado em diversos pontos da cidade. Ah sim... o fogão à lenha, o pão de queijo e o café fresquinho  também estão presentes por aqui.

Mas não é só na gastronomia que Itamarandiba dá show. Os eventos que acontecem durante o ano todo movimentam a cidade e fazem a alegria dos moradores e turistas. A “Expoita”, como é conhecida Exposição Agropecuária do município, é considerada uma das maiores festas da região. A paixão declarada dos itamarandibanos pelas motos também  reflete nos grandes eventos do genêro que acontecem em algumas localidades. O carnaval é tido como um dos melhores de todo o norte e nordeste mineiro. Já a Festa de Nossa do Rosário dos Homens Pretos e as encenações da Semana Santa e Corpus Christi retratam os valores históricos e religiosos que não foram esquecidos pelo seu povo.

E por falar em história, não há como deixar  de visitar as construções seculares do município, que tem na herança portuguesa a inspiração de sua arquitetura. Um bom exemplo são os Casarões da Rua Padre João Afonso, Largo do Souza, Rua Tiradentes, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Alphonso Pavie, dentre outros imóveis na região central da cidade. No distrito de Penha de França está a A Igreja de Nossa Senhora da Penha, que chama a atenção por sua fachada e pelo belissímo altar.

O Parque Estadual da Serra Negra , que também está no território de Itamarandiba é uma das mais belas unidades de conservação do estado. Em sua área de 13.654 ha podem ser observados grandes fragmentos da imponente vegetação que originalmente dominava a região como o cedro, a braúna, os ipês, as perobas, os jacarandás, o vinhático, dentre outras árvores típicas do ambiente. A região da Serra Negra possui importância vital para o Alto e Médio Jequitinhonha, pois inclui inúmeras nascentes de cursos d'água, vertentes para a bacia do rio Jequitinhonha, rio Araçuaí e alguns tributários do rio Doce. Ao longo das nascentes, dos córregos e dos rios que banham a serra, ainda podem ser observadas matas de galeria e remanescentes florestais importantes para a manutenção da fauna e flora locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário