segunda-feira, 25 de abril de 2011

Capelinha




Sentir o aroma que vem do mais fino café das Gerais, conhecer de perto como é feita uma autêntica cachaça mineira, apreciando com um bom dedinho de prosa essa iguaria, que por aqui ainda vem acompanhada do famoso queijo-minas capaz de agradar  a qualquer apetite. Assim é Capelinha, município pólo da região do Alto Jequitinhonha que surgiu com a construção de uma humilde capela, coberta de capim, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça por volta de 1812. Hoje, a antiga capela é a Igreja Matriz da cidade.

Capelinha parece ter sido mesmo abençoada. Sua localização privilegiada no divisor de águas dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha proporcionam-lhe clima e solo variados, de tal sorte que a inclemência das secas ocasionais nunca atinge o município de modo total e irremediável.  A geografia do município ainda foi tão generosa, que proporcionou a esta localidade uma das mais belas paisagens de toda a região. É impossível não ficar admirado com a visão estonteante da cadeia de montanhas  vistas deste planalto.

Mas não são só as cenas que vem do campo que agradam por aqui. A hospitalidade dos moradores é, com certeza, uma das mais encantadoras já vivenciadas por qualquer viajante. Duvida? Então faça uma visita ao  “ Bar do Humberto”, que serve diariamente maravilhosos tira-gostos para ver como é fácil fazer amizade por aqui. 

Outra dica é visitar a cidade durante a festa do Capelinhense Ausente, que acontece anualmente na segunda quinzena do mês de julho e atrai pessoas de todas as partes, que vem para curtir os shows e participar das inúmeras atividades do evento, como o “Galpão Cultural” e o “Turismo Rural”. Não dá para ir embora sem antes passar na loja “Fazendinha” que fica ao lado da estação Rodoviária. Ali, o turista encontra os deliciosos produtos da gastronomia local, além do típico artesanato do Vale do Jequitinhonha, referência em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário